O que você precisa aprender para falar a Linguagem dos Negócios

  • Ana Paula 

Olá Speaker!

Você tem me ouvido falar muito sobre a Linguagem dos Negócios, mas vou te explicar hoje, de uma vez por todas:

O que é para mim a linguagem dos negócios?

“Contabilidade, somada às Finanças, são os idiomas universais dos negócios”

Edson Teixer

Segundo o mega investidor Warren Buffet, quando nos referimos à linguagem dos negócios, estamos falando de contabilidade. Quem sou eu para questionar o oráculo de Omaha, mas vou ser um pouco ousado nesse post.

Não vou tirar nenhuma virgula ou acentuação do que afirmou o experiente Buffet, mas com muita humildade, gostaria de acrescentar algo nessa sua afirmação. 

Contrariando Warren Buffett?

Pra mim, a linguagem dos negócios é sem sombra de dúvidas a contabilidade, mas eu adicionaria um outro campo de estudo muito importante aqui. Com base na minha experiência e tudo o que estudei e pratiquei até hoje sobre o tema, eu posso afirmar que “Contabilidade, somada às Finanças, são os idiomas universais dos negócios”. Portanto, para mim, a linguagem dos negócios são Contabilidade e Finanças. 

Mas eu ainda quero colocar mais uma pimenta nessa afirmação. Há mais um outro campo de estudo primordial que precisamos entender eque é o responsável muitas vezes por direcionar a rota dos negócios. Ele inclusive causou e vem causando modificações importantes tanto na contabilidade como nas finanças ao longo de toda a história.

Esse campo de estudo é a Economia. Se a Contabilidade e as Finanças são juntas a linguagem universal dos negócios, a Economia é o ambiente onde eles estão inseridos. Portanto, para saber analisar um negócio, não basta apenas entender de negócios, é primordial entender o que eu batizei de Kit básico de conhecimento para análise de negócios, que são: a Contabilidade, Finanças e Economia.

Calma, vou te explicar porque eu penso assim.

A contabilidade está voltada para o estudo dos ativos, passivos e patrimônio das empresas e dos resultados por eles gerados no passado, traçando uma linha de estudo até o presente. Por outro lado, as finanças possuem um olhar para esses mesmos ativos, passivos e patrimônio das empresas e dos resultados que eles podem gerar no futuro, traçando também uma linha de estudo até o presente.

Bom, um olha para o passado e outro olha para o futuro e o presente conecta os dois. A Economia por sua vez, é o ambiente onde essas duas áreas de estudos operam. Éo agente macro responsável por guiar o curso da contabilidade e das finanças.

Enquanto a contabilidade ajuda as empresas a entenderem seu passado para tomar melhores decisões no presente, as finanças ajudam as empresas atomarem decisões melhores no presente olhando para as possíveis alternativas futuras de maximização dos resultados e geração de valor para a empresa, garantindo que todos os compromissos assumidos serão cumpridos no futuro.

A Economia, por sua vez, ajuda a entender como os agentes influenciadores externos causam ou podem causar modificações no desempenho e nos resultados das empresas.   

Contabilidade, Finanças e Economia estão ligados por um cordão umbilical e não temos como cortar isso, pois um não vive sem o outro quando falamos de negócios. 

Quando falamos de análise em empresas as quais queremos investir, a contabilidade acaba sendo um agente central desse triângulo. Isso porque ela registra e captura os ajustes que os agentes econômicos causam nas empresas, portanto, ela é o monitor de leitura dos efeitos econômicos nas empresas.

Por outro lado, ela também é o ponto de partida para as projeções de finanças. Não dá para fazer projeções financeiras sem partir dos dados contábeis. Finanças é totalmente dependente da contabilidade.

Mas vamos deixar o ambiente um pouco de lado, digo, a economia, e vamos focar na linguagem dos negócios que são a contabilidade e as finanças

Pra você que é investidor, você não fica olhando para os resultados das empresas na qual você investe e vive tentando descobrir se esses mesmos resultados serão repetidos no futuro para decidir se continua com seu dinheiro alocado naquela determinada ação?

Pois é, você mais do que ninguém precisa entender minimamente sobre contabilidade e finanças para poder ter mais tranquilidade nos seus investimentos. Mas vamos com calma, primeiro você precisa dominar bem os conceitos de uma e depois partir para entender a outra. 

Pois bem, para entender de finanças você vai precisar antes aprender contabilidade, pois a contabilidade é o ponto de partida das finanças como eu já disse.

Então, só pra reforçar:

“A linguagem dos negócios são: a contabilidade e as finanças e o ambiente onde esses negócios estão inseridos é a economia.”

Edson Teixer

Nos conteúdos que vamos produzir por aqui, vamos falar a todo momento dessas 3 áreas de estudo sempre voltado a negócios para que você investidor e empreendedor possa aprender essa linguagem e fazer bons investimentos ou fazer a melhor gestão de seus negócios. 

Até o próximo conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *